Honda completa 500 mil scooters produzidas no país
Segmento é destaque como solução de mobilidade urbana e atrai novos perfis de usuários
A Honda atingiu mais um importante marco e registrou o acumulado de 500 mil scooters produzidas na fábrica de Manaus (AM). O segmento é o que mais cresce em emplacamentos no país. No último ano, foram cerca de 70 mil unidades comercializadas pela Honda e 120 mil em todo mercado. A marca detém quase 60% das vendas e é líder absoluta.
A crescente demanda por mobilidade nas grandes cidades é um dos fatores
que explica a procura pelas scooters como solução de transporte urbano.
Cada vez mais presentes nas ruas de todo o Brasil, os modelos conferem
agilidade e economia ao usuário, encurtando
significativamente custo e tempo nos deslocamentos.
As scooters também são uma alternativa complementar a outros meios de
transporte urbano, como o automóvel e o transporte público e a atração
pelo segmento não está apenas restrita às metrópoles, mas também nas
pequenas cidades do interior. Além disso, os modelos
têm atraído novos perfis de clientes para o mundo das duas rodas, como
os jovens, recém-habilitados, o público feminino e até mesmo os
motociclistas experientes, que buscam uma locomoção mais ágil para o dia
a dia.
“As scooters estão redefinindo a mobilidade urbana brasileira, com novos
usuários e usuárias ganhando destaque sobre duas rodas nas ruas do
país. O veículo ocupa menos espaço, é amistoso, versátil e econômico, um
exemplo de mobilidade do futuro no presente”,
afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda e CRM da Honda
South America.
A
facilidade de pilotagem das scooters e a evolução tecnológica dos
modelos são aspectos importantes para atrair esses
novos motociclistas, proporcionando a escolha de como aproveitar melhor
seu tempo, com um produto que agrega tecnologia, design e segurança.
A história da Honda com as scooters começou em 1994, com o modelo CH 125 Spacy, que tinha um design futurista, transmissão
automática e farol fixo na carenagem. Com um motor 4 tempos e 124 cm³, chegava a rodar 30 km com um litro de gasolina.
Em 2009, a Honda introduziu ao mercado a Lead 110, modelo com transmissão automática CVT, freios CBS e ainda tinha compartimento
sob o banco para até dois capacetes abertos e porta-objetos no interior do escudo frontal.
Em 2013, a PCX foi a grande novidade ao trazer, além de motor com injeção eletrônica, o sistema "start-stop", até então
inédito para motocicletas. Em 2016, a SH 300i foi lançada e, no ano seguinte, a versão de entrada, a SH 150i.
Hoje,
a marca conta com um line up diversificado, que atende aos diversos
perfis de clientes. A Elite 125, lançada em 2018,
é o modelo porta de entrada; já a PCX, agora com motor 160 cc, é a
scooter líder absoluta em vendas no país e entrega tecnologia e
funcionalidade de equipamentos, em uma pilotagem confortável e segura
para a cidade.
Para
aqueles que buscam um modelo mais aventureiro, a nova Honda ADV traz
uma proposta diferenciada, com características
que misturam a praticidade e agilidade de uma scooter para o dia a dia,
com a robustez e diversão para encarar terrenos fora do asfalto. Há
ainda a Forza 350 para o segmento de média cilindrada e a X-ADV, scooter
de alta cilindrada com muita tecnologia embarcada.