Os detalhes da nova CB 300F Twister
Desde
 2001 o nome Twister faz parte da vida dos motociclistas brasileiros. 
Estética bem-sucedida e ótima
 performance global viraram a marca registrada do modelo. Em 2008 a 1ª 
geração da CBX 250 Twister deu lugar à mais potente CB 300R, que dominou
 o segmento, até o resgate do nome através da inédita CB 250F Twister, 
que em 2015 estreou um motor inédito, com menor
 capacidade cúbica que sua antecessora, mas com performance equivalente e
 consumo menor.
 
Em
 sete anos de mercado, de 2015 até 2022, a CB 250F Twister se manteve 
como a nº 1 de seu segmento. A
 elevada confiabilidade, o estilo moderno e a facilidade de pilotagem a 
tornaram a opção preferencial para os que desejassem dar um salto de 
categoria, passar de modelos utilitários de pequena cilindrada, como a 
CG 160, para uma motocicleta com maior desempenho
 e capacidade.
 
Agora,
 com a chegada da CB 300F Twister, a história se repete: a Honda cumpre 
sua tradição de constante
 aperfeiçoamento técnico e modernização estética, pontos cruciais para 
continuar na liderança do segmento. A nova Twister colhe o legado de 
continuar a ser uma motocicleta versátil, durável, ágil e ambicionada, 
uma campeã inclusive quando o assunto é a depreciação
 mínima.
 
Sob
 esta filosofia de aperfeiçoamento, mas sem romper com a essência que o 
nome Twister carrega, nasce
 a Honda CB 300F Twister. Motor e suspensões foram aperfeiçoados assim 
como o aspecto estético, aproximando-a da Honda CB 500F; detalhes como o
 banco bipartido, painel LCD Blackout e iluminação full-LED são um 
genuíno upgrade em relação ao modelo que substitui.
A
 Honda CB 300F Twister é o resultado de um aprofundado projeto que 
resultou em uma avançada streetfighter
 urbana, com estilo agressivo, forte e esportivo, que visa dar aos seus 
usuários a sensação real de estar pilotando um modelo de cilindrada 
superior. No entanto, seu DNA preserva as qualidades da geração 
precedente, entre elas a renomada robustez, economia
 e grande versatilidade. 
 
De
 fato, a Twister se presta tanto para o trabalho e transporte no 
dia-a-dia quanto para o lazer de final
 de semana. Atende tanto quem quer uma moto ágil e divertida para 
encarar estradas repletas de curvas como os que desejam realizar 
trajetos rodoviários com segurança e reserva de potência, inclusive 
levando garupa.
 
Mudanças
 aprofundadas nas suspensões encontraram no consagrado chassi tubular 
tipo Diamond a estrutura
 exata para oferecer um comportamento dinâmico de excelência ao modelo. A
 frenagem se vale de discos na dianteira e traseira, sendo que a CB 300F
 Twister será vendida em duas opções nas quais o diferencial é 
justamente o sistema de freios: CBS – Combined Brake
 System, ou a versão ABS, com sistema eletrônico antitravamento.
 
No
 motor, a elevação da potência e torque permite respostas ao acelerador 
mais consistentes, melhorando
 a aceleração, retomada de velocidade e proporcionando à nova Twister a 
capacidade de alcançar excelente desempenho. Esta evolução na 
performance do motor com tecnologia FlexOne veio acompanhada de ainda 
mais economia. O câmbio de seis marchas conta com embreagem
 assistida e deslizante, ‘upgrade’ complementado pelo novo pneu 
traseiro, agora mais largo, mudança que atende a elevação da potência.
 
A
 iluminação da CB 300F Twister é full-LED e o painel, tipo Blackout, é 
pleno de informações e tem como
 novidade uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphones. Por 
último, necessário destacar que o novo assento bipartido, o formato do 
novo tanque e o posicionamento de guidão e pedaleiras proporciona uma 
excelente ergonomia, sem que tenham sido afetados
 aspectos práticos como a distância do assento em relação ao solo e o 
peso a seco, apenas 2 kg superior ao do modelo precedente. 
 
O estilo da Honda CB 300F Twister foi
 desenvolvido pelo Mono-C (departamento de design da Honda Brasil), sob o
 preceito de realizar uma avançada streetfighter com imagem poderosa e 
agressiva. Para tal, elementos
como as carenagens plásticas que recobrem o 
tanque – se valem de linhas angulosas, fazendo par com as formas do 
grupo ótico dianteiro, ponteira de escape e do banco bipartido, cuja 
porção final elevada enfatiza a esportividade do modelo.
 
Sobre
 a carenagem que recobre o tanque, agora com capacidade de 14 litros, 
trata-se de recurso que, além de facilitar a
 obtenção de formas mais elaboradas, tem uma fundamentação de ordem 
prática: composta de três elementos – esquerdo, superior e direito – em 
caso de dano a carenagem não só protege o reservatório de combustível 
metálico como permite economia, tanto por conta
 da reparação facilitada como pela possibilidade de troca individual dos
 elementos.    
 
A
 tecnologia empregada na carenagem de tanque permitiu aproximar o estilo
 da Honda CB 300F Twister ao da CB 500F, referência
 em seu segmento. Desta maneira, a nova Twister se posiciona em um 
patamar estético superior, com aparência de modelo de maior cilindrada. 
Contribuem neste aspecto outras escolhas estilísticas, como a da 
ponteira de escape curta e elevada, a carenagem inferior
 do motor e rodas de novo desenho –, mas também escolhas técnicas como o
 pneu traseiro mais largo, agora um 150/60R-17 (antes 140/70R-17) e a suspensão dianteira mais robusta,
 com tubos de Ø 41 mm (antes Ø 37 mm).
 
O
 novo painel é outro elemento que confere distinção à Honda CB 300F 
Twister. De formato retangular, a tela LCD Blackout
 traz contagiro e indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois 
hodômetros parciais, hodômetro totalizador e oferece informações como 
autonomia restante, consumo médio e instantâneo, nível de carga da 
bateria, além das tradicionais luzes-alerta. Novidade
 é a porta USB do tipo C para recarga de Smartphones, situada na 
extremidade superior esquerda do painel.
 
Motor
O
 motor da CB 300F Twister deriva diretamente do que equipava sua 
antecessora. O ganho de capacidade cúbica – que passou de 249,5 cm3
 para 293,5 cm3 – foi obtido mediante o aumento do diâmetro 
do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 
mm. Importante lembrar que tal opção permitiu o aperfeiçoamento do 
cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para
 o sistema de alimentação e exaustão do motor.
 
 A
 potência máxima passou dos 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para
 24,7 cv (24,5 com gasolina) à mesma rotação. O torque máximo
 subiu de 2,28 kgm.f (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm a 2,60 kgm.f (2,61 
com gasolina) à mesma rotação. A potência máxima cresceu 9,3% enquanto o
 torque máximo nada menos que 15,5%, uma característica extremamente 
desejável considerando o tipo de uso ao qual
 a CB 300F Twister se destina, majoritariamente feito de percursos 
urbanos entremeados a vias expressas. 
 
Na
 prática, o ganho se percebe através de uma resposta ao acelerador mais 
robusta em todas as faixas de rotação. Outra consequência
 positiva está no consumo, que se revela ainda melhor, e que podem ser 
explicadas pelo fato de que apesar do aumento da capacidade cúbica, a 
elevação de potência e principalmente do torque máximo permite conduzir a
 CB 300F Twister abrindo menos o comando do
 acelerador.
 
Quanto
 ao sistema de transmissão, o câmbio de seis marchas – exclusividade no 
segmento – agora está acoplado a uma embreagem deslizante
 e assistida. Tal tipo de embreagem, antes exclusivo de motos de alta 
performance, impede que a roda traseira perca aderência em reduções de 
marcha mais fortes. Já a assistência faz com que a alavanca de embreagem
 seja leve, fácil de acionar, o que em uma moto
 com forte perfil urbano é uma qualidade muito desejável.
 
Para
 melhor assistir a demanda de dissipação de calor do motor, a CB 300F 
Twister traz um radiador de óleo maior. O mesmo pode ser
 dito acerca do sistema de escape: a ponteira mais curta está conectada a
 uma câmara de expansão sob o motor, que abriga o catalisador. Este, 
novo posicionamento, confere maior eficiência a todo o sistema.
 
Chassi
O
 consagrado chassi tubular de aço tipo Diamond é a garantia de robustez 
da nova CB 300F Twister, que além da resistência permite grande
 agilidade e maneabilidade. A tal chassi estão associadas suspensões com
 novas especificações, adequadas às demandas determinadas pelo salto da 
potência e performance.
 
Na
 dianteira, a suspensão telescópica agora tem tubos de Ø 41 mm (na CB 
250F Twister eram de Ø 37 mm), o que resulta em melhor comportamento
 diante das solicitações maiores derivadas da elevação da potência do 
motor. Com curso de 130 mm, esta nova suspensão usada na CB 300F Twister
 tem a mesma medida de tubos do que a Honda CB 500F. 
 
Na
 suspensão traseira, o sistema de monoshock se vale de um amortecedor 
com mola dupla e balança traseira de aço. O curso da roda passou
 de 108 para 120 mm, trazendo maior progressividade ao sistema.
 
A frenagem é um fator que distingue as versões da CB 300F Twister, sendo oferecida com opção CBS – Combined Brake System – ou ABS. Em ambas, os discos têm as mesmas dimensões, com o dianteiro de Ø 276 mm e o traseiro com Ø 220 mm. Na versão CBS, o cáliper dianteiro conta com três pistões enquanto na versão ABS o cáliper tem pistão duplo. O cáliper traseiro tem pistão simples em ambas versões.