Honda Forza 350 chega ao Brasil

Honda Forza 350 chega ao Brasil

Com mais de 20 anos de história no mercado Global, Honda Forza 350 chega ao Brasil, com um inédito motor de 330cc

O nome Forza é tradicional na linha global da Honda, designando as scooter premium
que estabeleceram um elevado padrão em termos de dirigibilidade, praticidade e
segurança. Em duas décadas de mercado a Forza conquistou a preferência de um público
muito exigente, o europeu, pois à distintas qualidades dinâmicas soube associar um estilo
elegante e muita eficiência sob o ponto de vista da praticidade.

Foi através da Forza que a marca popularizou inúmeras tecnologias como a transmissão
CVT com controle eletrônico S-Matic, a chave Smart-Key e a frenagem ABS.
Paralelamente a estes dispositivos, a Forza trouxe ao segmento um design evoluído,
onde o aspecto estético se fundiu com a praticidade de um vão sob o banco capaz de
abrigar dois capacetes e o conforto de referência, seja no uso urbano como em rodovia.

A Honda Forza que chega ao Brasil é o resultado final deste longo processo evolutivo,
onde a atitude de scooter multiuso foi reforçada por um motor mais potente e moderno,
que aliado a itens de praticidade e sofisticação faz dela uma nova referência entre as
maxi-scooter do segmento.


Generalidades do modelo


Importada da Ásia, na planta na Tailândia, a versão da Forza trazida para o Brasil é a
mais recente e se caracteriza pelo ganho de potência obtido através do aumento da
capacidade cúbica em exatos 51 cm³ em relação ao modelo anterior. Mais importante do
que o aumento de performance de tal atualização foi a elevação das curvas de potência
e torque em conjunto, o que se traduziu em uma pilotagem muito mais confortável e
segura, com o motor sempre pronto a oferecer a resposta exata ao comando do
acelerador. Na parte ciclística, a Forza conta com suspensões estudadas para
proporcionar eficiência e grande absorção das irregularidades da pavimentação.

A excelente performance, garante à Forza 350 a desenvoltura e segurança

necessária em rodovia inclusive com a presença de garupa, e ambos ocupantes

desfrutam de aprimorada ergonomia com o máximo de conforto, seja por conta

do amplo banco em dois níveis, como pela presença do para-brisa com regulagem

de altura com controle elétrico.


Características principais


A Forza 350 tem como ponto de partida de seu estilo o imponente para-brisas elétrico
controlado por tecla no punho esquerdo. Com 180 mm de altura, foi concebido para
oferecer excelente proteção e direcionar os fluxos aerodinâmicos à volta e por cima da
cabeça do condutor e garupa, assim como reduzir o ruído do vento. A posição do para-
brisas pode ser facilmente alterada oferecendo maior estabilidade e conforto na condução
a alta velocidade e também para grandes distâncias. Em uso urbano o condutor pode
baixar o para-brisa para usufruir de uma visibilidade mais adequada à utilização em
cidade como para aumentar o fluxo de ar em dias quentes.

Ao associar um estilo elegante à eficiência aerodinâmica, a Forza 350 consegue misturar
modernidade com esportividade. De fato, as palavras-chave da equipe de design foram
"agressividade, técnica e potência"; aspectos que ficam evidentes ao observarmos o
spoiler sob do farol, as carenagens laterais em forma de "Z" e demais elementos que
criam uma estética forte, exclusiva e absolutamente atual.


O atento estudo aerodinâmico aliado à centralização das massas resultou em agilidade,
e, para maior conforto a alta velocidade, a porção frontal da Forza 350 tem a capacidade
de gerir as pressões negativas à frente do condutor, reduzindo o efeito natural do vento
e assim diminuindo estresse e cansaço na pilotagem em velocidade.

O espaço sob o assento tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido
para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. Na
parte traseira do escudo frontal, o compartimento do lado esquerdo tem tampa com chave
e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, podendo
receber um smartphone ou uma pequena garrafa de água. Tal compartimento é dotado
de porta USB-C.


A iluminação da Forza 350 é full LED na dianteira e traseira. A Smart Key da Forza 350 controla o botão da ignição e a trava do compartimento sob o assento. Com a Smart Key no bolso do condutor, abertura do banco e acionamento de ignição são ativadas automaticamente, e travadas quando o condutor se afasta.


Os piscas dianteiros e traseiros da Forza 350 têm uma nova função de sinalização de
frenagens de emergência por meio da tecnologia ESS (Emergency Stop Signal). Quando
o modulador do ABS detecta uma frenagem súbita, os piscas de emergência acendem a
alta velocidade para alertar os outros veículos.


O painel de instrumentos conta com um velocímetro e um conta-giros analógicos, com
um mostrador digital ao centro que permite três opções de visualização: 1) hodômetro
totalizador, autonomia restante e consumo instantâneo; 2) hodômetro parcial, consumo
médio e cronômetro; 3) temperatura ambiente e tensão da bateria.


Motor

O motor da Forza 350 é dotado da tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+), na qual
oferece um excelente desempenho, tanto do ponto de vista ambiental como em termos
de performance global graças à adoção de tecnologias de redução do atrito, peso e
vibração do motor.


O pico de potência deste motor de comando de válvulas simples no cabeçote SOHC
de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento
por líquido é de 29,2 cv a 7.500 rpm, com um torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm.

O virabrequim se destaca pela sua rigidez, necessária para a gestão da potência, aliás
como todos os componentes do motor que foram projetados visando confiabilidade a
longo prazo e elevada performance.

Para aumentar o arrefecimento do pistão, um injetor de óleo, como o usado na CRF 450R,

pulveriza lubrificante diretamente na parte de trás do pistão melhorando a combustão.

A capacidade do cárter de óleo é de 1,7 litros.


A borboleta do sistema de injeção tem 36 mm de diâmetro, as válvulas da admissão 28
mm, o que garante a eficiência da alimentação. A caixa de ar tem 5,5 litros de capacidade,
permitindo aspirar o ar com mais eficiência, utilizando um "fluxo de redemoinho" reforçado
dentro do cilindro para maior consistência na queima do combustível.

Os gases queimados são expelidos por uma abertura de escape em linha reta,

o que melhora ainda mais a eficiência.

Para reduzir a resistência dos gases de escape, o silenciador tem duas câmaras distintas.

O tamanho e a posicionamento do catalisador permite um fluxo ideal, o que favorece a purificação dos gases.


O atrito interno é reduzido pelo desvio de 5 mm no eixo do cilindro, pela introdução de um
ajuste hidráulico na corrente da distribuição e utilização de uma bomba de óleo de grande
eficiência. Usada em motores de alta performance, esta bomba reduz a pressão interna
do motor, diminui as perdas por bombeamento e o atrito interno de rotação. Um eixo de
equilíbrio ligado ao virabrequim reduz ainda mais as vibrações e contribui para uma
dirigibilidade agradável e suave.


A embreagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações
definidas para respostas rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e transmissão final por correia V-Belt.

O motor da Forza 350 está equipado com o sistema Honda Selectable Torque Control
HSTC, de controle de tração. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades
das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o
torque do motor através do sistema de injeção, visando retomar a tração na roda traseira.
O sistema HSTC pode ser ligado e desligado através de um comando no punho esquerdo.
Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um indicador "T" no mostrador digital que pisca.


Chassi

O quadro tubular de aço, resistente e leve, é o grande responsável pela excepcional
maneabilidade da Forza 350. A distância entre eixos é de 1.510 mm, o ângulo da coluna
de direção de 26,5° e o trail tem 89 mm, medidas que se traduzem em uma geometria
ágil que exalta a excelência da ciclística. O radiador colocado à frente do reservatório de
combustível oferece excelente capacidade de arrefecimento; a bateria situada entre o
tanque e o compartimento sob o assento contribui para a centralização das massas. O
peso seco é de 176 kg.


A altura do assento em relação ao solo é de 780 mm e a posição de pilotagem é natural,
favorecendo a visibilidade a toda a volta. A largura do guidão é de 755 mm, a carenagem
tem 580 mm de largura quando os espelhos retrovisores estão posicionados a largura
total atinge 860 mm; dimensões muito compactas em se tratando de uma scooter desta
categoria, e que facilita a progressão no meio do trânsito das cidades.

A suspensão dianteira do tipo telescópico tem curso de 100 mm e é complementada pelo
par de amortecedores traseiros montados em braço oscilante de alumínio que
possuem 115 mm de curso e permitem 7 níveis de regulagem na pré-carga da mola.


A roda dianteira de 15 polegadas de alumínio fundido conta com um pneu 120/70-15 e a
roda traseira, de 14 polegadas, um pneu 140/70-14,. Tais escolhas visaram oferecer o
máximo conforto, desempenho e capacidade de tração. A frenagem dianteira fica a cargo
de um único disco de 256 mm, complementado atrás por outro disco de 240 mm, ambos
com ABS.


A Honda Forza 350 2022 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de agosto na
cor cinza metálico. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

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