Honda é a maior campeã da MotoGP. Saiba mais

Honda é a maior campeã da MotoGP. Saiba mais

Que velocidade e tecnologia são duas características marcantes da Honda, todo mundo já sabe. Mas quando vemos o que a montadora japonesa conquistou, fica mais fácil entender a sua superioridade nas pistas.

A Honda é a marca que mais conquistou títulos entre os construtores na categoria principal da MotoGP, que era chamada de categoria 500 até 2001, mesmo tendo entrado anos depois da primeira competição do Campeonato Mundial de Motovelocidade, que é disputado desde 1949 - a Honda só começou a disputar no início dos anos 1960.

Além de ter entrado depois, a Honda também ficou de fora do campeonato entre 1968 e 1981, o que só mostra a superioridade tecnológica que alcançou nessas últimas décadas.

A Honda conquistou seu primeiro Mundial de Construtores em 1966, com a espetacular Honda RC 181, uma moto que usava um motor de quatro cilindros em linha e cabeçote DOHC. Com potência de 85 cv a 12.500 rpm, a máquina atingia 275 km/h de velocidade máxima. Seu desempenho nas pistas era tão surpreendente que venceu cinco das nove corridas que teve naquela temporada.

A mesma moto quase repetiu o mesmo desempenho no ano seguinte, com cinco vitórias em dez corridas, mas acabou ficando na segunda colocação do mundial de velocidade pelo critério de desempate: terminou a temporada com o mesmo número de pontos do rival, mas acabou ficando na vice-liderança por ter menos segundos lugares obtidos.

Toda a potência e velocidade sempre foi uma marca registrada da Honda, que de 1982 até 2019, ano em que conquistou o último Mundial de Construtores, levou 24 dos 38 títulos possíveis, ou seja, 63% dos campeonatos neste período foram vencidos pela Honda.

Considerando apenas a era MotoGP, após 2001, com motos de motores 4 tempos de 800/1.000cc essa superioridade aumenta ainda mais, para 67%. Podemos destacar os fantásticos modelos RC 211V, de motor V5 de 990cc, que venceu quatro títulos entre 2002 e 2006. 

Mesmo com a mudança de regulamento em 2007, que reduziu a capacidade do motor para 800cc, a Honda continuou no topo. Veio primeiro a RC 212V, com motor V4, que em 2012 deu lugar à RC 213V, V4 e motor de 1.000cc. Essa moto foi campeã de construtores em sete temporadas.

Após dois anos sem títulos, a Honda quer voltar às conquistas agora em 2022 com uma nova máquina superpotente. A RC 213V preserva em linhas gerais a arquitetura de suas antecessoras, com o motor V4, mas foi bastante renovada para brigar por vitórias e buscar o seu 26º título do Mundial de Motovelocidade.

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