O carisma do motor de 4 cilindros em linha

O carisma do motor de 4 cilindros em linha

Os nomes das motos geralmente carregam letras, letras importantes. No caso da Honda, as letras CB remetem a modelos que habitam o imaginário do motociclista. Se estiver com a palavra Four, viram lendas desejadas. A lenda surgiu em 1968 com a apresentação da CB 750 Four, o modelo ganhou fama por ser o primeiro a usar o motor de quatro cilindros em linha. Essa arquitetura de motorização se tornou símbolo de desempenho e conforto. Desempenho pela performance, conforto pela baixa vibração. Passados mais de 50 anos da sua apresentação, o motor Four continua sendo cobiçado e está presente em vários modelos da Honda como a naked CB 650R e a esportiva CBR 650R. Além do tipo de motor elas dividem vários sistemas e equipamentos necessários para que o piloto tire o melhor que um propulsor 4 cilindros pode oferecer. Confira:


Motorização


Ambas utilizam motor de 4 cilindros em linha com 649 cc de capacidade e refrigeração líquida que atinge a potência máxima de  88,4 CV a 11.500 rpm enquanto o torque máximo - 6,13 kgf.m – está disponível em apenas 8.000 giros. Equipado com embreagem deslizante – que evita o travamento em reduções de marchas radicais e torna o manete da embreagem mais leve e os engates das seis marchas mais fácil. Os modelos também são equipados com o sistema Honda Selectable Torque Control (HSTC) que monitora o deslizamento da roda traseira e, caso necessário, controlam o torque evitando a perda de aderência. O sistema pode ser desligado, se o piloto desejar.


Ciclística radical


Rodas esportivas de liga, de 17 polegadas, são calçadas com pneus radiais (sem câmara) de 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira. O chassi, tipo Diamont Frame, ancora o sofisticado sistema de suspensão. Na frente a suspensão invertida  oferece múltiplas regulagens e curso de 120 mm, na traseira está presente o conjunto Mono-Shock, também regulável, curso de 128 mm. Cabe ao sistema de freio a responsabilidade de “segurar” esse canhão de quatro cilindros. Na dianteira os dois modelos usam um par de discos (310 mm) com pinças duplas de fixação radial, atrás disco único de 240 mm de pinça simples.  Em caso de emergência o piloto pode usar os freios contando com o sistema ABS e também o Emergency Stop Signal (ESS), que detecta uma frenagem de emergência e, imediatamente, aciona o pisca-alerta.


Tecnologia digital


Os modelos também dividem a tecnologia do painel digital, tipo blackout, que informa dezenas de dados e ainda permite configurar o shift light para a troca de marchas na rotação desejada.  Os dois modelos têm clara vocação esportiva. A CBR 650 RR, por exemplo, traz o DNA da superesrportiva CBR 1000 RR enquanto a CB 650R é uma Neo Sports Cafe inspirada em modelos velozes da década de 1960. Seja qual for o estilo da moto, uma coisa é certa, para ostentar um motor de 4 cilindros em linha é preciso muito estilo e tecnologia. E isso não falta em nenhuma delas, concorda?


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