Honda CB 500F - Segurança e desempenho na cidade e na estrada
A naked CB 500F é a “porta de entrada” para o mundo das motos grandes da Honda e pode ser o próximo degrau para quem busca mais desempenho, conforto e segurança. Seu motor de dois cilindros paralelos traz refrigeração líquida e supera os 50 cv de potência ao atingir 8.500 giros. Porém, o destaque fica para o torque de 4,55 kgf.m em apenas 6.500 rpm. Na cidade a Honda CB 500F pede poucas trocas de marchas, na estrada permite ultrapassagens seguras. Nos testes, feitos por jornalistas especializados, ela superou os 170 km/h de velocidade máxima, na pista.
Imponente e arrojado, o modelo se destaca pelo design minimalista repleto de linhas angulosas. A iluminação em FULL LED facilita a visualização entre os carros e, nas viagens noturnas, o facho branco do farol ilumina a estrada aumentando a sensação de segurança. Por falar em segurança, a CB 500F usa disco dianteiro (flutuante) de 320 mm e fixo de 240 mm na traseira com sistema ABS de duplo canal. Aproveitando o assunto freio, a CB 500F vem equipada com o sistema Emergency Signal Stop (ESS) que detecta uma frenagem de emergência e aciona o pisca alerta. A embreagem deslizante também ajuda no caso de reduções bruscas de marcha evitando o travamento da roda traseira.
Seu painel é o elo de ligação com o piloto. No caso da CB 500F o instrumento é totalmente digital e usa tela de LCD - do tipo blackout. Oferece três hodometros e três mostradores de consumo de combustível. Também é possível ajustar o relógio, brilho da tela, ativar ou desativar a reinicialização do hodômetro parcial, ativar o consumo instantâneo entre outras informações.
Quem gosta de viajar pode contar com a capacidade do tanque de combustível de 16,7 litros e sua autonomia pode chegar aos 400 km (claro, dependendo do estilo de pilotagem). Falando em consumo, a Honda indica o uso de gasolina comum, porém reforça os cuidados na busca de postos idôneos que vendem combustível de boa qualidade. O modelo tem três anos de garantia e o Honda Assistence, com cobertura nacional e também no Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.