Liga ou raiada, você sabe a diferença?
As rodas raiadas têm grande resistência. Ao passar nos buracos, lombadas ou ao subir numa guia, por exemplo, os raios absorvem o impacto evitando que o aro seja danificado. Elas usam pneus com câmara e estão presentes em modelos de entrada, como a Pop, Biz 110i, CG Start ou nas aventureiras Bros 160, XRE 190, XRE 300, X-ADV, Africa Twin e na linha off-road.
Em alguns modelos como X-ADV ou Africa Twin Adventure Sports, os raios são fixados nas extremidades dos aros e permitem o uso de pneus radiais (sem câmara). Em caso de danos, a roda raiada pode ser recuperada com a troca dos raios e alinhamento. É importante verificar a tensão dos raios e, caso seja necessário, fazer a substituição ou reaperto.
As rodas de liga leve são usadas na maioria dos modelos, são mais leves, têm design diferenciado e permitem o uso de pneu radial, do tipo tubeless – sem câmara. Em caso de furo é possível fazer o reparo do pneu sem a necessidade de tirar a roda.
As rodas de liga dispensam manutenção, porém pedem maior cuidado na pilotagem. Em caso de danos é preciso substituí-la, desamassar ou soldar as rodas de liga compromete a resistência do material.